Monday, December 06, 2004

Pega na mentira...

Quando assumimos posição contra a corrupção, não o fazemos por razões estritamente morais. Há um lado prático de relevância.
O montante desviado pela corrupção varia. Nos municípios brasileiros está beirando os 30%. É muito dinheiro que desaparece de circulação.
Em escala mais ampla, o dinheiro desviado acaba sendo usado para financiar o Jet Set. Todo o charme e o esplendor de lugares badalados, como o Principado de Mônaco, está povoado de propina, tráfico, lavagem de dinheiro, contrabando de armas e coisas afins.
Nunca esqueço da visão do “Nabila”, de 86 metros, ancorado ao largo de “Puerto Banus”, na Costa da Espanha, região de Málaga. Branco, majestoso, esplendoroso, seu dono era nada mais nada menos do que Adnan Kashoggi, na época o maior contrabandista de armas do mundo.
Perdeu o lugar, hoje há outro mais discreto ocupando o posto. Sua filha, Nabila, que deu nome ao barco, tinha convidados que participavam de uma animda festa a bordo. Num barco ao lado havia uma menina esguia que mergulhava com desenvoltura no Mediterrâneo. Era a princesa Stéphanie, de Mônaco. Pena que não existia a revista “Caras” para fotografar! Só faltaram as presenças de Hebe, Eliana e Justus.
Toda essa dinheirama, usada para alguns reviverem as cortes imperiais, poderia ser usada para distribuir renda. Incrementaria os negócios e traria melhoria para a vida de muita gente, inclusive para os que desviam o dinheiro. Bem, isso é assunto para outra vez.
Para conseguir manipular verbas públicas, desviar parte delas para o bolso e continuar atuando na política, é preciso talento. Talento para mentir e enganar, sem que isso transpareça.
Parece que a ciência vai colocar um ponto final na mentira. Os praticantes da arte têm os dias contados.
Como ficará a vida de gente como o velho senhor que nunca teve contas no exterior, embora tenha o nome ligado às contas, ou que assinou um documento e disse que a assinatura não é dele?
Todos sabem de quem estou falando, peguei um exemplo extremo.
Há outros que se fossem apontados teriam de sair do país, tal a aura de santidade que os cerca. Na verdade são tão corruptos quanto o personagem folclórico que acabei de citar.
Um exame do cérebro, feito com ressonância magnética, mostra as áreas que funcionam quando uma mentira está sendo dita. Contra isso não é possível lutar, a evidência é total.
Fico imaginando o que acontecerá quando uma câmera especial for apontada para um cidadão que recebendo salário de professor, apresenta patrimônio incompatível com os ganhos e diz ter recebido uma herança.
Se for mentira, uma luz azulada vai invadir o ambiente enquanto subirá o som de estridente vaia.
Acabarão os mentirosos ou serão proibidos os aparelhos que denunciam a mentira, sob a alegação de que violam os direitos individuais.
Afinal de contas, quem legisla são os políticos.
Eles não vão gostar de desfilar a nudez. Quase sempre estão fora de forma!

No comments: